23 de abril de 2012

Estilo de Vida. 1ª parte.


Estilos de Vida Saudável.

  "Estilo de Vida" é um conceito amplo que analisa a pessoa como um todo, nas áreas física, mental, espiritual e social. Considera-se também parte integrante do nosso estilo de vida as relações de trabalho, de lazer e domésticas.

Nutrição e Controle do Peso:

Todas as vezes que comemos mais do que o necessário, o nosso corpo irá guardar o excesso em forma de gordura.  Uma boa dieta é essencial não só para combater as doenças cardiovasculares, mas também para diminuir o risco de vários tipos de cancro (fígado, estômago, intestino,…). 


Devemos:


. Controlar a ingestão de gorduras e carnes fumadas;       
. Evitar engordar, não por questões estéticas, mas por questões de saúde;
. Praticar, com regularidade uma atividade física;
. Comer uma grande variedade de frutas (2 a 4 porções), vegetais (3 a 5 porções), grãos integrais, feijões  e legumes por dia. Dê preferência aos alimentos frescos;
. Limitar ou evitar a ingestão de álcool;    
   
 Atividade Física:
  
  Nunca se é velho demais para iniciar uma atividade física regular.  Devemos optar por uma atividade que realmente nos agrade; caso contrário iremos abandoná-la na primeira boa desculpa que consigamos. Independentemente da prática de uma atividade física regular, devemos mexermo-nos mais:  andar mais a pé, subir mais escadas, etc.;  Se conseguirmos conjugar a companhia de um amigo com a realização de uma atividade, melhor ainda! 
 
Exercício Mental:

Finalmente, devemos também procurar manter o cérebro tão ativo quanto o nosso corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) podem dar sentido à vida, ajudar a preencher a solidão e até a combater a depressão. Está cientificamente comprovado que o envolvimento em situações de solidariedade e generosidade é benéfico na prevenção das doenças.

Evite substâncias que prejudiquem a sua saúde:

Fumar e beber são fatores que contribuem para o aparecimento de doenças nos pulmões, coração e circulação sanguínea, cancros, acidentes automobilísticos e acidentes domésticos. Todos os tipos de drogas são capazes de conduzir a dependências que podem acabar por levar à deterioração física e mental da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)