22 de fevereiro de 2012

♫♫♫♪♪♪O Poder das Canções.♫♫♫♪♪♪♪♫♫


O Bem-estar promovido quando se ouve uma boa música é inegável.Mas a ciência está descobrindo que os benefícios da canção para o corpo e a mente vão muito além do relaxamento.Pesquisas feitas em vários laboratórios espalhados pelo mundo informam que as composições contribuem bastante para o alívio da dor, atenuam a depressão, ajudam no tratamento de doenças respiratórias, afiam o funcionamento cerebral e até auxiliam na restauração da visão de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral. Por razões como essas, a música tem se tornado um instrumento terapêutico cada vez mais presente no tratamento, seja ele individual, seja dentro dos hospitais. [...] 
Crescem as iniciativas que usam canções como espécie de remédios coadjuvantes. No Hospital Samaritano, em São Paulo,os pacientes internados nos 200 leitos recebem visitas quinzenais dos Menestréis, grupo de músicos e cantores formado pelos próprios funcionários da Instituição.
"Fazemos uma intervenção musical com eles", diz a enfermeira Elisabeth Leão, coordenadora do Programa. (...). 

Medicina & Bem-estar. 
ISTOÉ 2069/8/7/2009. Cilene Pereira. 


 
♫Música reduz dor em pacientes com câncer.♫
A música, usada para ajudar a diminuir a ansiedade dos pacientes com câncer durante o tratamento, também pode atuar positivamente no estado de ânimo, na dor e na qualidade de vida.[...]
A análise, conduzida pela professora Joke Bradt, do Departamento de Tratamentos Criativos da Universidade de Drexel, na Filadélfia, indica que tanto escutar música em CDs pré-gravados como a musicoterapia podem ser um complemento aos tratamentos dos pacientes com câncer para melhorar seu bem-estar.
Os pesquisadores analisaram os resultados de 30 estudos feitos em sete países - Estados Unidos, China, Itália, Irã, Espanha, Taiwan e Vietnã. No total, foram analisados 1.891 pacientes com diferentes tipos de câncer, que escutaram música gravada ou que participaram de musicoterapia.
Os resultados demonstraram que em ambos os casos os níveis de ansiedade ficaram "consideravelmente" menores.
Além disso, os pesquisadores detectaram outros benefícios (em índices menores, mas também positivos) na respiração e na pressão sanguínea de alguns pacientes. Para Joke, "a música pode ser um tratamento complementar eficiente".
O Instituto Nacional do Câncer dos EUA define a musicoterapia como um conjunto de técnicas baseadas em música empregadas para ajudar a aliviar a dor ou a tensão. Joke diz que este procedimento pode servir como entretenimento e como fonte de concentração e "está provado que, quanto mais relaxado está o paciente, menos dor ele sente".
Os resultados também sugerem que a musicoterapia pode ajudar a melhorar o estado de ânimo dos pacientes, [...].
A musicoterapia não só consiste em escutar composições musicais, mas inclusive o paciente pode manifestar suas emoções cantando ou tocando um instrumento. Além de servir de entretenimento, é uma forma de dar "energia" ao doente.
No caso dos CDs, o terapeuta geralmente pede para o paciente escolher as preferidas em uma lista de cinco ou seis tipos de música, que abrangem de clássica, new age até country, para então produzir uma seleção exclusiva. A escolha, que às vezes conta com ajuda de parentes e amigos, depende da necessidade do paciente que "às vezes pede músicas mais animadas ou aquelas com letras que inspirem esperança", diz a pesquisadora.
– As músicas proporcionadas por musicoterapeutas capacitados, assim como as gravadas, apresentaram resultados positivos, mas atualmente não há provas suficientes para determinar se uma intervenção é mais eficiente que a outra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)