2 de agosto de 2012

Mentes Libertas.


A meditação desencadeou uma revolução pacífica na penitenciária feminina de segurança máxima Blue Ridge, nos Estados Unidos. Nesse ambiente hostil, o professor voluntário Pat Coffey ensina as detentas a olhar para dentro de sí mesmas para reconhecer seus sentimentos e aprender a manejá-los.

Publicarei aqui algumas perguntas e respostas que fazem parte desta enriquecedora entrevista que saiu na revista BONS FLUÍDOS em Março de 2011. 

BF(Entrevistador)- Quando a direção da penitenciária  o convidou a realizar esse trabalho, que resultado esperava obter?

PC(Entrevistado)- A idéia era bastante objetiva. Se as mulheres conseguissem controlar seus impulsos agressivos, a instituição poderia se tornar um modelo entre as demais. [...] 

No início, as integrantes mantinham suas defesas armadas. Mas, com segurança. Elas se importam umas com as outras-quando alguém eventualmante sofre uma crise emocional, as demais companheiras logo oferecem conforto. É muito bonito ver esse progresso. 
 
BF- Qual o perfil psicológico das participantes do projeto?

PC- É muito difícil encontrar uma mulher na prisão que não tenha sofrido um trauma severo. A maioria foi terrivelmente traumatizada física, sexual, ou psicológicamante pelo marido ou namorado durante anos, até o dia em que decidiu revidar de maneira extremada. [...]

BF- O que as alunas desejam alcnçar por meio da meditação? 

PC- Em toda primeira aula pergunto: "Por que vocês estão aqui? O que esperam extrair dessa experiência?". A maioria enfrenta grandes dificuldades impostas pela sociedade. Passado e futuro causam extrema inquietação quando se tem a liberdade cercada. Por isso, querem aprender a lidar com esse sentimento. Outras sentem um medo generalizado e constante. Querem expressá-lo.[...]

BF- O que você diria as  pessoas que desistiram da meditação por falta de tempo ou por a acharem tediosa? 

PC- Eu diria que elas ainda não encontraram a prática de meditação mais adequada. Há muitas opções. Uma vez alcançada a técnica verdadeiramente toca o coração, a adesão tende a acontecer. [...] 

"As internas que praticam meditação passam a assumir suas responsabilidades, entendem as consequencias de suas ações e fazem o melhor que podem para lidar com a situação em que se encontram".

"Permanecer quanto for possível no aqui e agora automaticamante nos conecta com nossa natureza superior, fonte de pensamentos e sentimentos amorosos e consoladores". 

Pela: Revista Bons Fluídos de Março de 2011;


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)