6 de março de 2013

As Duas Vertentes do Dia da Mulher.



O dia 08 de Março no Brasil. Duas vertentes:  1º Incêndio;

O dia 25 de março de 1911 era um sábado, às 5 horas da tarde, quando todos trabalhavam, irrompeu um grande incêndio na Triangle Shirtwaist Company, na hora do incêndio algumas portas estavam fechadas. A Triangle empregava 600 trabalhadores e trabalhadoras, a maioria mulheres  imigrantes judias e italianas, jovens de 13 a 23 anos. Morreram 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens na maioria judeus. Atualmente no local onde se deu o incêndio foi construída a Universidade de Nova Iorque; Uma placa, lembrando o terrível episódio foi lá colocada.



2ª: Proposta elaborada pelas socialistas americanas e européias:


A luta das mulheres contra a ditadura de 1964 uniu, provisoriamente, as feministas e as que se autodenominavam membros do “movimento de mulheres”. A uni-las, contra os militares, havia uma data: 08 de março. A comemoração ocorria através da luta pelo retorno da democracia, de denuncias sobre prisões arbitrárias. Desaparecimentos políticos.


A ONU instituiu, em 1975, o 08 de Março como dia internacional da Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)