14 de março de 2013

Louvre no Cinema! - O Louvre é como um livro de referência Henri Loyrette , diretor do museu mais visitado do mundo, revela os segredos do sucesso da instituição. Por- Revista História Viva - nº 42.


Nove milhões de pessoas. O número de visitantes que o Museu do Louvre recebe a cada ano é superior à população de centenas de países, entre eles Suíça, Dinamarca e Paraguai. Não é para menos. A instituição guarda alguns dos maiores tesouros da humanidade, reunidos em um acervo de mais de 35 mil obras de arte. Como se não bastasse, o próprio edifício que abriga essa coleção é um monumento de mais de 800 anos. Sua construção começou no século XIII, quando o rei Felipe Augusto da França decidiu erguer uma fortaleza às margens do rio Sena. Ao longo dos oito séculos seguintes, o núcleo original foi reformado e ampliado diversas vezes, servindo de residência real e até de acampamento para sem-tetos antes de ser transformado em museu, no século XIX.


Na verdade, foi só na década de 1980, quando o ex-presidente francês François Mitterand lançou o projeto “Grand Louvre”, que as obras de arte passaram a ocupar todo o espaço desse palácio de 135 mil metros quadrados, situado no coração de Paris. E, apesar de imenso, o museu não para de crescer. Em 2012 será inaugurado um segundo Louvre na cidade francesa de Lens e está programado para 2013 o lançamento do projeto mais polêmico da instituição nos últimos tempos: a abertura de uma filial no emirado árabe de Abu Dhabi financiada pelos sheiks locais, que pagaram milhões de euros pelo uso da marca.
Para descobrir o segredo do sucesso do museu e falar sobre os novos planos desse ícone da cultura mundial, o jornalista Eric Pincas, da revista francesa #Historia#, conversou com o diretor do museu, Henri Loyrette. Leia abaixo os principais trechos da entrevista. 

Eric Pincas – Ao longo de seus 800 anos de existência, o Louvre teve diversas vidas. Como se faz para contar uma história tão vasta?

Henri Loyrette - Eu diria que é mais uma mesma vida que passou por diversas metamorfoses. O Louvre sempre foi de vanguarda. Sua história começa na Idade Média e continua a ser escrita. Um exemplo disso é o futuro departamento de artes do Islã, que será inaugurado em 2012. Essa ancoragem histórica aparece com as recentes escavações arqueológicas que revelaram as fundações medievais do edifício. Uma seção do museu mostra as sucessivas transformações pelas quais passou o palácio, que se estende da igreja de Saint-Germain-l\\`Auxerrois à praça de La Concorde. 

Pincas – Recebendo cerca de 9 milhões de visitantes por ano, o Louvre é o museu mais visitado no mundo. Qual é o seu segredo?

Loyrette - O projeto “Grand Louvre”, iniciado por François Mitterrand, permitiu que espaços do palácio antes ocupados pelo Ministério das Finanças fossem usados para reorganizar as coleções. A influência exercida pelo museu reforçou-se com isso. Também contribuiu o esforço de renovação da programação, que passou a atrair um público que não viria espontaneamente ao Louvre. Organizamos cursos nos bairros carentes e fizemos uma parceria com a prisão de La Santé e a com a penitenciária de Poissy. O Louvre é um museu, mas também um palácio, que atravessou os momentos mais gloriosos e mais sombrios da história de nosso país. Esse laço constante entre a história e as coleções faz dele um lugar único. Atualmente, o público que nos visita é formado por 40% de jovens com menos de 26 anos, 35% de franceses e 65% de estrangeiros.

Pincas – O que orienta o projeto museográfico da instituição?

Loyrette - A herança enciclopédica do século XVIII. É preciso ver o museu como um livro que se consulta de acordo com a necessidade. Essa é a chave para explorar um espaço com tamanha abundância de obras. Apostamos também na clareza da apresentação e no material de apoio: textos explicativos em várias línguas desde 2000, desenvolvimento do site na internet e a disponibilização de audioguias multimídia. Nosso objetivo é fornecer todas as ferramentas para facilitar a descoberta das coleções mais difíceis.
Pincas – A política de aquisição de obras de arte continua ativa?


Loyrette -Mais ativa do que nunca. Obras pouco conhecidas ou negligenciadas por várias décadas tornam-se importantes. Por muito tempo se focalizou o eixo Países Baixos, Flandres, França e Itália em detrimento da Espanha, do mundo anglo-saxão ou da Escandinávia. Agora, devemos dedicar a essas regiões uma atenção renovada.
Pincas – Quem são os trabalhadores que atuam nos bastidores?


Loyrette -Os pintores, douradores, tapeceiros, produtores ou reparadores de molduras etc. Todos esses artesãos fazem a riqueza do Louvre. Eles participam da vida de nossa instituição com uma filosofia da transmissão de seus conhecimentos e habilidades por meio de um sistema de aprendizagem. No total, essa "colmeia" reúne 2838 pessoas. Dessas, 1902 trabalham no próprio museu (127 cientistas, 359 técnicos, 725 pessoas dedicadas ao desenvolvimento do público, 691 funcionários administrativos). 

 

Pincas – Atualmente qual é o departamento do museu que faz mais sucesso?

Loyrette -O público aprecia particularmente as pinturas italianas e o departamento egípcio. Nossa dificuldade está em regular a circulação do público, pois sabemos que 80% de nossos visitantes vêm admirar a #Mona Lisa#. A pintura francesa ou as escolas do norte da Europa fazem menos sucesso. Com 35 mil obras expostas, o Louvre é um viveiro inesgotável de descobertas.
Pincas – A questão da devolução do patrimônio a seus países de origem está em debate. Quais são as nações que mais reivindicam peças do acervo do Louvre?


Loyrette -Até hoje recebemos apenas um pedido oficial de restituição. Estava fundamentado e foi acolhido. Nós devolvemos ao Egito os afrescos do príncipe Retiki, que nos foram vendidos por alguém que os adquirira ilegalmente. Na maior parte dos casos, nos vemos diante de questões de opinião ou de ações midiáticas, sem que haja de fato reclamações oficiais formuladas pelas autoridades interessadas. Nossa política baseia-se na convenção da Unesco de 1970, ratificada pela França em 1997. O ônus da prova recai sobre o país que faz o pedido, sabendo-se que não existe retroatividade além de 1998.

Pincas - Quais são os principais projetos do museu para os próximos anos?
Loyrette -2012 será um ano rico, com a inauguração do departamento de artes do Islã e do Louvre de Lens. Em 2013, será a vez de o Louvre de Abu Dabi abrir suas portas. Mais adiante, prevemos a criação de um departamento dedicado às artes bizantinas e eslavas. Por fim, temos os projetos de educação artística, dos quais dependem o sucesso e a vida do Louvre de amanhã.

Loyrette: o que orienta nosso projeto museográfico é a herança enciclopédica do século XVIII.

O Louvre hoje: 35 mil obras de arte espalhadas por um palácio de 135 mil metros quadrados no coração de Paris. 

Congestionamento: a cada ano a instituição recebe cerca de 9 milhões de visitantes, contingente humano maior que a população de centenas de países

Por: História Viva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)