11 de abril de 2014

Lições Inesquecíveis de Bezerra de Menezes- O Servo do Senhor!


  [1] Maryneves Saraiva de Arêa Leão Costa

Ismael dirige-se a um fiel discípulo e fala-lhes ao coração: “Descerás as lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do cruzeiro [...] arregimentarás todos os elementos dispersos [...] com o fim de criar o nosso núcleo de atividades espirituais (XAVIER, Francisco Cândido, Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Por Humberto de Campos, Cap. 22)

Este artigo pretende ressaltar as lições de Bezerra de Menezes, assim como versar sobre sua vida, englobando desde sua participação política até seu engajamento na vida Espírita. Tem como objetivo, portanto, dar ênfase aos seus escritos e ensinamentos.

Diversas obras e estudos dão foco à capacidade e firmeza de Bezerra de Menezes no cenário político de transição do Império à República, nos apresentam igualmente a sua participação no movimento Espírita, revelando-nos o seu empenho para dar aplicabilidade à máxima de Cristo “Amai-vos uns aos outros”. Dentre tais obras, destacam-se: Vida e Obra de Bezerra de Menezes, de Sílvio Brito Soares; Grandes Espíritas do Brasil, de Zeus Wantuil; Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, de Irmão X/ Chico Xavier; Intelectuais espíritas e a abolição da escravidão: os projetos de reforma na imprensa espírita (1867-1888), de Daniel Simões do Valle, e Bezerra de Menezes Ontem e Hoje, coordenado por Juvanir Borges de Souza, Edição FEB. 

Esses autores ressaltam Bezerra de Menezes como um discípulo de Allan Kardec sempre na exortação do lema do codificador: “Trabalho, Solidariedade e Tolerância”. 

Bezerra de Menezes buscou em sua ação missionária unir as ideias divergentes evitando separações, ressentimentos, animosidades, antipatias e desuniões. As suas mensagens, amorosas e reflexivas, destacaram não só em sua época, mas também, nos dias de hoje, o quão é imperiosa a transformação do indivíduo, espírito imortal reencarnado para evoluir. Empenhou-se na força propulsora da vivência do Espiritismo, sendo portanto capaz de gerar a melhoria da sociedade e contribuir para o enfrentamento do materialismo, uma vez que divulgou o ideal espírita e o aprimoramento espiritual do homem, da sociedade e da nossa humanidade.

1. APONTAMENTOS BIOGRÁFICOS DE BEZERRA DE MENEZES
1.1. De Onde veio Bezerra de Menezes?
Foi do Brasil, Coração do Mundo, que veio a informação do Espírito vinculado a Jesus e a Ismael para que um de seus discípulos reencarnasse e se dedicasse à luta para a criação das atividades espíritas no país. Informação esta que se confirma no trecho abaixo:

Ismael dirige-se a um fiel discípulo e fala-lhes ao coração: “Descerás as lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do cruzeiro [...]

Exatamente na data, 29 de agosto de 1831, na fazenda Santa Bárbara, Riacho das Pedras, município de Riacho do Sangue no Ceará. Nasceu Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, filho de Antônio Bezerra de Menezes e Fabiana de Jesus Maria Bezerra. Despertou de forma muito rápida para a necessidade dos estudos. Entrou para a escola pública da Vila do Frade em 1838 e, em 1856, já havia conseguido uma de suas metas: formar-se para o bom desempenho da medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Foi daí que surgiu o “Apóstolo da Medicina”, o “Médico dos Pobres”, o “Amigo dos Humildes”, “Semeador de Harmonia e Paz”.
Consorciou-se com Dª Maria Cândida de Lacerda no dia 6 de novembro de 1858, que faleceu em 24 de março de 1863, deixando-lhe dois filhos. Em 1865 casa-se em segundas núpcias com a irmã de sua primeira esposa, Dª Cândida Augusta de Lacerda Machado, com quem teve sete filhos. 


É no ano de 1865 que Bezerra de Menezes encerra as suas atividades políticas e, a partir daí, dedicou-se às causas sociais, de solidariedade humana numa perspectiva de ação pessoal, que tão bem define o seu ser. Podemos afirmar que suas lições transbordam de ensinamentos amorosos, nos alimentam e nos dão estímulo para escrever e rememorar sobre elas. Assim destacamos suas recomendações: “o hábito da oração”, “Fraternidade entre os espíritas”, “Convite ao trabalho, Gratidão, Afetuosidade, Servir Incondicionalmente, transcendência nos momentos de crises, porta-voz da misericórdia, e destaca: “disputai a honra de amar”, “mantende a chama da fraternidade acesa”, Jesus está no leme do barco terrestre”.

1.2. As bases da sua religiosidade
Dos registros de Bezerra de Menezes publicados, a Federação Espírita Brasileira em comemoração aos 100 anos de sua desencarnação, a Casa de Ismael, levou a público a seleção dos seus escritos em vida, além de publicações de encarnados e desencarnados, nas quais ele destaca a evolução do seu pensamento religioso. Eis o que afirma Bezerra:

“Nasci e criei-me, até os 18 anos no seio de uma família tradicionalmente católica... ao demais eu considerava sagrado tudo que os meus pais me ensinavam a crer e a praticar: a religião Católica Apostólica Romana. Casei-me com uma moça católica, a quem amava de coração e sempre respeitei suas crenças.”

Outro fato marcante da vida de Bezerra, nesse intervalo de tempo, foi quando ele teve contato com um exemplar da Bíblia apresentado por um amigo, como podemos averiguar no trecho a seguir:

Mas para ver as estampas, com verdadeira curiosidade infantil. Passei todas em revista; mas, no fim, senti desejos de ler aquele livro que encerrava minhas perdidas crenças, e que era vergonha para um homem de letras dizer que nunca lera. (EQUIPE FEB. Bezerra de Menezes Ontem e Hoje Pag: 13) 5

Contudo, “o meu espírito reclamava mais”, dizia Bezerra. E ele foi surpreendido por uma colega com a obra traduzida O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Ele assim registra:

Embarquei com o livro e não tendo distração para longa e fastidiosa viagem disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto; (EQUIPE FEB. Bezerra de Menezes Ontem e Hoje Pag: 14 e 15)

A partir daí, ele se tornou um incansável em torno da união e da unificação. Percebemos isso nas suas próprias palavras ao afirmar que “A casa dividida rui, todavia ninguém pode arrebentar um feixe de varas que se agregam numa união de forças”.

Feitas tais considerações acerca da vida de Bezerra de Menezes, concluímos este artigo com as palavras direcionadas a Bezerra, relacionadas ao Evangelho de Cristo nas Terras do Brasil: 

 “O Brasil está cheio de ideologias novas refletindo a paisagem do século, cabe aos bons operários do evangelho concentrar suas atividades no esclarecimento das almas e na educação dos espíritos”.

E ainda as suas constantes recomendações “Mantenhamos o propósito de irmanar, aproximar, confraternizar e compreender... amor de Jesus sobre todos, verdade de Kardec para todos”.   

Gratidão para Sempre!
 11 de Abril de 2014
Maryneves Saraiva de Arêa Leão.



Bibliografia

EQUIPE FEB. Bezerra de Menezes Ontem e Hoje Pag: 14 e 15
XAVIER, Francisco Cândido, Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Por Humberto de Campos, Cap. 22
VALLE, Daniel Simões. Intelectuais Espíritas e abolição da escravidão: os projetos de reforma da impressa espírita 1867-1888 p. 165
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec
Grandes Espíritas do Brasil, Zêus Wantuil, FEB
Do livro; Menezes,Bezerra(espírito)
Em nome do amor:a mediunidade com Jesus/pelo espírito Bezerra de Menezes(psicografado por)
Divaldo Pereira Franco;organizado por Antonio Cesar Perri de Carvalho;Marta Antunes Oliveira de Moura;Geraldo Campetti Sobrinho.1 ed.Brasília:Federação Espírita Brasileira,2012.
                                                   


[1] Professora de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pesquisadora em História, Memória, Mulher e Políticas Pública, Tarefeira Espírita.
[2]EQUIPE FEB. Bezerra de Menezes Ontem e Hoje- pag. 11 e 12  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!

Faça aqui sua Pesquisa:

Invista em Você:

Invista em Você:
Invista na sua Saúde, no seu bem estar, nos seus pensamentos, ações. Pense no bem e o bem virá, faça-o com prazer e ele se tornará frequente em sua vida! Viva e Invista o que há de bom naquilo que Você tem de Melhor!

Pensamento positivo sempre ☺!

Pensamento positivo sempre ☺!
"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)